publicidade
Teletime
   pesquisa avançada

PESQUISA
Cadastre-se e receba TELETIME News no seu email 
Telefonia móvel dobra em acessos e triplica em domicílios
quarta-feira, 1 de setembro de 2010, 17h15

publicidade
O IBGE divulgou em seu site nesta quarta-feira, 01, o índice de desenvolvimento social (IDS) em diversas áreas. O índice apresentou retrocessos em vários indicadores, porém vários avanços na telefonia móvel, cujo acesso dobrou de volume em quatro anos. Já os domicílios com telefonia móvel quase triplicaram entre 2001 e 2008.

Em 1994, enquanto a telefonia fixa alcançava 86 usuários para cada mil habitantes, a telefonia celular só tinha cinco acessos; dez anos depois, a densidade de acessos a esse serviço entre mil habitantes alcançava 366 usuários, contra 279 da linha fixa, segundo a Anatel. Em 2008, a diferença era de 306 acessos à telefonia fixa contra 794 do serviço móvel para cada mil habitantes, o que corresponde a um aumento de 259% em quatro anos. Nesse mesmo ano, o país contava com mais de 150 milhões de acessos móveis.

A densidade telefônica móvel celular é maior do que a densidade do fixo comutado em todas as unidades da federação, especialmente no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás. No Distrito Federal, o elevado número de acessos por mil pessoas (1.348) indica a existência de mais de um telefone celular por habitante. Logo atrás vêm Rio de Janeiro (969) e Mato Grosso do Sul (967). Quanto ao telefone fixo, as menores densidades ocorriam no Maranhão (120 por mil pessoas) e Piauí (136), e as maiores estavam no Rio de Janeiro (502), Distrito Federal (484) e São Paulo (442).

Verificou-se nos últimos anos um crescimento contínuo do número de domicílios com acesso à Internet, de 8,6% em 2001 para 23,8% em 2008. Naquele ano, ao todo, havia 13,7 milhões de domicílios particulares permanentes com acesso à rede por meio de computador. Os números refletem, porém, a desigualdade regional: enquanto o Sudeste tinha 31,5% de domicílios conectados, a região Norte contava com 10,6%.
Da Redação
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (0) Comentar  
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
21h17 - TV POR ASSINATURA  TVs públicas pedem multiprogramação, mobilidade e interatividade no SeAC
17h17 - BANDA LARGA  Anatel esclarece que pedido da Oi não interrompe contagem de prazo para metas
18h30 - BANDA LARGA  DPDC do Ministério da Justiça pede que Anatel mantenha metas de qualidade
20h57 - MERCADO  Oi emitirá R$ 2 bilhões em debêntures
10h37 - MERCADO  Remessa de smartphones supera a de PCs pela primeia vez, indica pesquisa
16h47 - HANDSETS  iPhones lideram vendas de smartphones nos EUA
15h44 - INFRAESTRUTURA  Telmex escolhe Alcatel-Lucent como fornecedor de rede ultra-rápida no México

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
18h28 - BANDA LARGA  Entidades entregam proposta para medir qualidade da banda larga
21h26 - TV POR ASSINATURA  Diferença entre SeAC e serviços de Internet surge como divergência em consulta da Anatel
21h45 - TV POR ASSINATURA  Teles se incomodam com conceito de rede nacional de TV utilizado pela Anatel
21h57 - TV POR ASSINATURA  Para Net e Embratel, compartilhar redes de TV paga é inviável
22h04 - TV POR ASSINATURA  Para SEAE, mercado totalmente desregulamentado pode ser um risco
16h26 - TV POR ASSINATURA  Ancine altera local de audiência sobre SeAC, dia 9, no Rio
21h49 - TV POR ASSINATURA  Em contribuição pública, Globo pede definição de regras de controle ao SeAC
17h43 - INFRAESTRUTURA  Brasil apresenta proposta para construção de anel ótico na América do Sul
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVARevista TELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TELETIME é uma propriedade da Converge Comunicações.

(*) Os WEBCASTS e os WHITE PAPERS PATROCINADOS são produtos comerciais, cuja responsabilidade sobre o conteúdo cabe exclusivamente ao patrocinador.

publicidade