publicidade
Teletime
   pesquisa avançada

SERVIÇOS MÓVEIS
Cadastre-se e receba TELETIME News no seu email 
Agregadores querem manter uso de pincode em assinatura de SVAs
terça-feira, 24 de agosto de 2010, 16h12

publicidade
Após a Anatel enviar, em julho passado, um ofício às operadoras celulares solicitando uma série de modificações nos processos de assinatura de SVAs, o mercado decidiu acelerar sua mobilização em torno de uma auto-regulamentação. Por iniciativa do Mobile Entertainment Forum (MEF), foi realizada reunião na semana passada com agregadores, integradores e operadoras para discutir quais ações tomar. Entre aquelas mais urgentes, está a necessidade de se encontrar com a Anatel para esclarecer como ficará o uso de pincodes em assinaturas de SVAs. O MEF tenta marcar uma reunião com a agência para a próxima semana, de preferência antes do dia 1o de setembro, quando vence o prazo para que as operadoras atendam as exigências feitas pela Anatel.

O pincode é utilizado atualmente da seguinte maneira pelos agregadores: o consumidor, ao botar seu número de celular em um site para assinar um SVA, recebe uma mensagem com um código alfanumérico (pincode), que deve ser digitado no mesmo site, como forma de confirmar sua intenção de compra do serviço. Além de fazer o papel de segundo opt-in, o pincode presta um papel importante para os agregadores: identificar de que site partiu a aquisição daquele cliente. A informação é valiosa para o planejamento de mídia dos agregadores e é usada na própria remuneração dos sites que veiculam os anúncios. Pelo ofício da Anatel, o segundo opt-in deveria ser feito via mensagem de texto enviada para a operadora, sem qualquer menção ao uso de pincodes.

Na reunião que pretende marcar com a Anatel, o MEF pedirá também mais tempo para a implementação das mudanças exigidas pela agência. Segundo Filipe Rosa, diretor regional do MEF na América Latina, o prazo seria curto demais, especialmente no que concerne a criação e armazenamento de números de protocolo de cada assinatura.

Auto-regulamentação

Independentemente do resultado do encontro com a Anatel, o mercado parece disposto a tomar suas próprias medidas na direção da auto-regulamentação. Na reunião da semana passada foi acordada a adoção de um termo de conduta único para assinatura de SVAs, que será usado por todas as operadoras e seus parceiros. A expectativa é de que ele entre em vigor até o final de setembro.

O passo seguinte será a implementação de mecanismos de fiscalização do termo de conduta. O MEF propõe a contratação de uma empresa para a realização desse trabalho de fiscalização. Serão estabelecidas medidas de penalização para as empresas que descumprirem o termo de conduta, desde a multa até o cancelamento do contrato. Rosa diz que gostaria que fosse adotado no Brasil o modelo rigoroso usado na Austrália, onde quem tem o contrato cancelado com uma operadora perde também os contratos com todas as outras. As penalizações ainda dependem de aprovação dos associados do MEF. A expectativa de Rosa é de que as medidas de fiscalização e de penalização entrem em funcionamento em novembro.

Vivo, TIM e Claro participaram da reunião do MEF na semana passada. As duas primeiras já são associadas à entidade.
Fernando Paiva
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (0) Comentar  
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
21h17 - TV POR ASSINATURA  TVs públicas pedem multiprogramação, mobilidade e interatividade no SeAC
17h17 - BANDA LARGA  Anatel esclarece que pedido da Oi não interrompe contagem de prazo para metas
18h30 - BANDA LARGA  DPDC do Ministério da Justiça pede que Anatel mantenha metas de qualidade
20h57 - MERCADO  Oi emitirá R$ 2 bilhões em debêntures
10h37 - MERCADO  Remessa de smartphones supera a de PCs pela primeia vez, indica pesquisa
16h47 - HANDSETS  iPhones lideram vendas de smartphones nos EUA
15h44 - INFRAESTRUTURA  Telmex escolhe Alcatel-Lucent como fornecedor de rede ultra-rápida no México

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
18h28 - BANDA LARGA  Entidades entregam proposta para medir qualidade da banda larga
21h26 - TV POR ASSINATURA  Diferença entre SeAC e serviços de Internet surge como divergência em consulta da Anatel
21h45 - TV POR ASSINATURA  Teles se incomodam com conceito de rede nacional de TV utilizado pela Anatel
21h57 - TV POR ASSINATURA  Para Net e Embratel, compartilhar redes de TV paga é inviável
22h04 - TV POR ASSINATURA  Para SEAE, mercado totalmente desregulamentado pode ser um risco
16h26 - TV POR ASSINATURA  Ancine altera local de audiência sobre SeAC, dia 9, no Rio
21h49 - TV POR ASSINATURA  Em contribuição pública, Globo pede definição de regras de controle ao SeAC
17h43 - INFRAESTRUTURA  Brasil apresenta proposta para construção de anel ótico na América do Sul
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVARevista TELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TELETIME é uma propriedade da Converge Comunicações.

(*) Os WEBCASTS e os WHITE PAPERS PATROCINADOS são produtos comerciais, cuja responsabilidade sobre o conteúdo cabe exclusivamente ao patrocinador.

publicidade