publicidade
Teletime
   pesquisa avançada

BANDA LARGA
Cadastre-se e receba TELETIME News no seu email 
Anatel, fornecedores e institutos de pesquisa apontam para estrangulamento nas redes 3G
terça-feira, 24 de novembro de 2009, 0h50

publicidade
Com a base de usuários 3G superando a marca de 7 milhões de clientes, uma questão torna-se crítica: as redes das operadoras móveis estão preparadas para atender a essa demanda e ao crescimento que se espera com o período de vendas do final de ano? A reportagem de capa da revista TELETIME de novembro tentou responder a essa pergunda, e constatou que o problema é crítico, o que está forçando as operadoras de telefonia celular a se movimentarem para melhor a sua cobertura. Apesar de negarem uma crise nas redes, todas admitem que estão investindo com urgência na melhoria da infraestrutura.

A Anatel, apurou a reportagem, foi dura com as operadoras de celular. "Enviamos cartas para as quatro grandes operadoras, informando que se os serviços não melhorassem, elas seriam alvo da mesma punição aplicada à Telefônica", disse Nelson Takayanagi, gerente especial de comunicações pessoais terrestres da agência.

Levantamento da Nielsen Telecom Practice Group, divisão de telecomunicações da empresa de pesquisas Nielsen, revelou que o índice de queda de chamadas efetuadas a partir de aparelhos 3G nas capitais brasileiras é, em média, de quatro a cinco vezes maior em relação aos handsets só de voz (2G). O mesmo levantamento apontou que aproximadamente 12% das ligações de celulares 3G na região metropolitana do Rio de Janeiro não são completadas por falta de sinal. "O índice máximo aceitável de não-completamento de chamadas é de 2%, ou seja, seis vezes menor", denuncia Thiago Moreira, gerente regional de produtos da Nielsen para a América Latina, que coordenou o estudo.

Fornecedores de equipamentos ouvidos pela reportagem também apontam para uma insuficiência da capacidade das redes. Por esse motivo, diz Nelson Takayanagi, que se discute na Anatel com as operadoras a separação das ERBs 2G e 3G a fim de que garantir autonomia dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras. "Se a rota de dados congestionar, a chamada de voz não pode cair", diz. As causas do estrangulamento da rede, contudo, estão atreladas, sobretudo, a uma demanda surpreendente pelo serviço, que veio atender a uma deficiência das redes fixas, aliada a um hábito de consumo de internet muito ativo do brasileiro. A revista TELETIME de novembro, já está em circulação.
Da Redação
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (2) Comentários  
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
21h17 - TV POR ASSINATURA  TVs públicas pedem multiprogramação, mobilidade e interatividade no SeAC
17h17 - BANDA LARGA  Anatel esclarece que pedido da Oi não interrompe contagem de prazo para metas
18h30 - BANDA LARGA  DPDC do Ministério da Justiça pede que Anatel mantenha metas de qualidade
20h57 - MERCADO  Oi emitirá R$ 2 bilhões em debêntures
10h37 - MERCADO  Remessa de smartphones supera a de PCs pela primeia vez, indica pesquisa
16h47 - HANDSETS  iPhones lideram vendas de smartphones nos EUA
15h44 - INFRAESTRUTURA  Telmex escolhe Alcatel-Lucent como fornecedor de rede ultra-rápida no México

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
18h28 - BANDA LARGA  Entidades entregam proposta para medir qualidade da banda larga
21h26 - TV POR ASSINATURA  Diferença entre SeAC e serviços de Internet surge como divergência em consulta da Anatel
21h45 - TV POR ASSINATURA  Teles se incomodam com conceito de rede nacional de TV utilizado pela Anatel
21h57 - TV POR ASSINATURA  Para Net e Embratel, compartilhar redes de TV paga é inviável
22h04 - TV POR ASSINATURA  Para SEAE, mercado totalmente desregulamentado pode ser um risco
16h26 - TV POR ASSINATURA  Ancine altera local de audiência sobre SeAC, dia 9, no Rio
21h49 - TV POR ASSINATURA  Em contribuição pública, Globo pede definição de regras de controle ao SeAC
17h43 - INFRAESTRUTURA  Brasil apresenta proposta para construção de anel ótico na América do Sul
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVARevista TELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TELETIME é uma propriedade da Converge Comunicações.

(*) Os WEBCASTS e os WHITE PAPERS PATROCINADOS são produtos comerciais, cuja responsabilidade sobre o conteúdo cabe exclusivamente ao patrocinador.

publicidade