publicidade
Teletime
   pesquisa avançada

TV DIGITAL
Cadastre-se e receba TELETIME News no seu email 
Sun e Intel anunciam primeiro processador com Java
quarta-feira, 4 de março de 2009, 16h40

publicidade
A Intel e a Sun anunciaram acordo para disponibilizar a máquina virtual Java ME em receptores de TV digital baseados em processadores Intel. Com isso, os receptores suportarão aplicativos desenvolvidos para JavaDTV, a plataforma aberta que substituirá o GEM no middleware brasileiro Ginga. Os processadores Intel com a máquina virtual Java devem estar disponíveis em meados do segundo trimestre, diz Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel.

Contudo, vale destacar, não se trata de uma implementação do Ginga-J, a versão do middleware brasileiro baseada nas linguagem Java e NCL. Jens Pätzold, executivo da Sun responsável pelo desenvolvimento da especificação JavaDTV, diz que as especificações estão prontas para serem normatizadas. Segundo Carlos Eduardo Batista, gerente de projeto do Grupo de Trabalho de TV Digital da RNP e professor do Cefet da Paraíba, as normas devem ir para consulta pública no final deste mês de março.

Há mercado?

Para Carlos Fini, gerente de operações da Rede Globo, a comunidade de desenvolvedores Java existente no Brasil pode ajudar a criar aplicativos que atraiam o interesse do público, mas lembra que não há caso de sucesso de uso da interatividade na TV aberta no mundo. "Acredito que haja um modelo misto, entre produção própria e externa", diz Fini sobre quem desenvolverá os aplicativos para a TV digital. "Acho que os aplicativos para programas de linha, por exemplo, devem ser desenvolvidos internamente nas emissoras, mas deve haver espaço para desenvolvedores externos em programas especiais", disse.

Mario Fried, gerente de projetos do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), diz que a linguagem JavaDTV não foi criada apenas para o Brasil, mas visando todos os padrões. Para ele, se a linguagem for adotada em outros países, cria-se escala para o desenvolvimento de aplicativos. "É uma oportunidade para o Brasil exportar serviços e até produtos", diz, lembrando que a indústria de software depende de escala. "Não dá para desenvolver apenas para o mercado local", adverte.

Jens Pätzold, da Sun, diz que os televisores deverão ter entradas para outras plataformas, como a Internet. Assim, seria possível desenvolver um aplicativo que não seria necessariamente transmitido pelas redes de TV, sem explicar como ou porque os usuários chegariam até estes aplicativos.

Versão preliminar

Mario Fried, do Cesar, aproveitou para criticar o lançamento de uma versão "1.0" do Ginga, sem a linguagem Java. Para ele, a atualização para a versão final do Ginga não deve ser tão simples quanto prometida. "Não há caso no mundo, mesmo na TV por assinatura, de uma atualização de firmware tão complexa", diz. "O que acontece é a correção de pequenos bugs", explica.

Carlos Fini, da Globo, destaca que a radiodifusão brasileira é fortemente regulamentada e habituada a seguir regras. Para ele, como a versão "1.0" do Ginga não está normatizada, é pouco provável que sejam transmitidos aplicativos por parte dos radiodifusores.
Fernando Lauterjung
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (0) Comentar  
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
21h13 - BANDA LARGA  Governo conta com expansão da Internet móvel, mas operadoras não se sentem obrigadas
17h56 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Senado propõe criação de fundo para financiar atividades das teles
20h30 - FORNECEDORES  Ericsson se reestrutura globalmente para voltar a crescer
13h11 - NOVOS CORTES  Nokia anuncia que demitirá 285 empregados
17h22 - VALOR ADICIONADO  TIM escolhe Takenet para gerir sua loja de música
16h34 - SERVIÇOS MÓVEIS  Motorola investe em aplicativos sociais para música
20h35 - TV POR ASSINATURA  Operadores de MMDS culpam Anatel por performance do setor
20h24 - WEB EXPO FORUM  Inscrições para Prêmio Converge de Inovação Digital vão até quarta-feira
12h34 - PRESENÇA AMPLIADA  Portugal Telecom compra empresa brasileira de serviços de TI
18h33 - AUDIÊNCIA  EUA ultrapassam 33 bilhões de vídeos online assistidos em dezembro
12h43 - VALOR ADICIONADO  Apple proíbe publicidade baseada em localização no iPhone

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
21h40 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Para ter retorno, Estado tem que oferecer acesso a R$ 35
19h17 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Falco sobre banda larga: "Governo tem um plano bacana"
19h21 - HANDSETS  Samsung almeja conquistar liderança no Brasil em 2010
10h40 - REGULAÇÃO  Anatel tem novo procurador: Marcelo Bechara é nomeado
17h46 - SERVIÇOS MÓVEIS  Mobile World Congress terá rede HSPA de 84 Mbps
16h39 - ACORDO ENTRE AS PARTES  Greve acaba e fábrica da LG em Taubaté retoma operações
11h23 - MERCADO  Investigação sobre A.Telecom gera problema para empresa homônima

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
21h19 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Para governo, estatal de banda larga terá papel regulador do mercado
21h16 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  PNBL pode custar até R$ 14 bilhões pelos cálculos do governo
23h06 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Empresas questionam reativação da Telebrás
19h23 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Anatel e Minicom veem parceria com empresas como caminho natural ao PNBL
19h41 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Entrada do governo na banda larga pode reduzir investimento das teles, avisa Abrafix
19h43 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Entidades têm propostas distintas para colocar recomendações da Confecom em prática
20h18 - POLÍTICAS DE CMUNICAÇÃO  Entre os obstáculos do PL 29 no Senado estão velhos projetos a serem apensados
20h07 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Globo e Terra voltam a divergir sobre regras constitucionais para empresas jornalísticas
19h53 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Para Senador, interesses setoriais são os responsáveis por morosidade do Congresso
19h26 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Transformar agenda setorial em agenda eleitoral é tarefa complexa, aponta debate
18h40 - TV DIGITAL  Garantia exigida pode afastar fornecedores nacionais da licitação da rede da EBC
23h30 - REGULAÇÃO  Anatel adia em 55 dias discussão sobre novas regras de sanções e fiscalização
15h14 - VALOR ADICIONADO  Loja de aplicativos da TIM será lançada na primeira quinzena de abril

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
20h22 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Telebrás tem movimentação de blue chip nesta quarta-feira
18h18 - CONSUMIDORES  Erro de gestão contribuiu para título da Claro de pior atendimento, admite Cox
18h30 - SERVIÇO MÓVEIS  Receita com SVA cresce 62,5% em um ano na Claro
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVARevista TELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TELETIME é uma propriedade da Converge Comunicações.

publicidade