publicidade
Teletime
   pesquisa avançada

POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO
Cadastre-se e receba TELETIME News no seu email 
Estado de São Paulo não quer convocar etapa local da Confecom
quinta-feira, 17 de setembro de 2009, 22h00

publicidade
A comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) pode ter que enfrentar um surpreendente obstáculo político nos próximos dias. Ao mesmo tempo em que o grupo comemora a eficiência de muitos estados na convocação das etapas estaduais do evento, a recusa de um deles em dar início à pré-conferência surpreendeu os organizadores do encontro. Circulam informações de que o estado de São Paulo não pretende convocar a etapa estadual.

Os comentários entre os organizadores são de que a Assembléia Legislativa de São Paulo e o governo do estado não seriam favoráveis à realização do encontro. Como não houve convocação até agora e nenhuma explicação foi prestada sobre o assunto à comissão organizadora, suspeita-se que a recusa pode ter motivação política. De qualquer forma, São Paulo deve sim ter uma pré-conferência, com ou sem a convocação do governo estadual.

Isso porque está previsto no regimento da Confecom que, em caso de não convocação, a própria comissão organizadora pode determinar a realização do evento. O prazo para a chamada das etapas estaduais termina no próximo domingo, 20, mas a comissão poderá flexibilizar por alguns dias este prazo. Até o momento, 16 estados mais o Distrito Federal já confirmaram as convocações. Existem problemas com as etapas estaduais em pelo menos outros quatro estados além de São Paulo: Maranhão, Tocantins, Santa Catarina e Amazonas. Nesses casos, os impasses são pontuais ou referentes a financiamento.

Delegados natos

A reunião da comissão organizadora realizada nesta quinta-feira, 17, foi marcada por novas polêmicas internas. O atrito desta vez foi causado por conta da distribuição de assentos aos delegados natos, ou seja, aqueles que representam os diversos segmentos que compõem a comissão. Como as empresas só ficaram com duas entidades representativas (Telebrasil e Abra) após a debandada de boa parte das associações no mês passado, a comissão tem tido problemas para ajustar a proporcionalidade das vagas de delegados neste grupo.

Pela regra estabelecida, as empresas detêm 40% das vagas de delegados, as entidades civis outros 40% e o governo 20%. Essa distribuição vale tanto para delegados natos quanto para os eleitos nas etapas estaduais e nacional. Acontece que, com apenas duas associações empresariais, não haveria como preencher os 40% dos assentos neste segmento nos assentos natos.

Para solucionar a questão, as empresas sugeriram a ampliação das vagas de suplentes dessas duas associações. Assim, o número de suplentes para cada uma das representações empresariais subiria de dois para seis, totalizando 14 representantes das empresas entre suplentes e efetivos. Mas os movimentos sociais não gostaram nada da ideia.

O governo sugeriu abrir mão de parte de suas vagas natas para equilibrar a conta, mas o impasse continuou. O assunto só deve voltar a ser debatido em uma nova reunião marcada para a próxima semana.

Enquanto isso, a comissão resolveu alterar o número de vagas para delegados eleitos nas etapas estaduais de 1.539 para 1.664. O aumento se deu por razões técnicas: alguns estados estavam com problemas para aplicar a proporcionalidade de 40%/40%/20% no número de vagas distribuído na conta anterior. A representação estadual mínima de 21 delegados, por exemplo, não gerava uma conta exata. Assim, a comissão resolver "arredondar" para cima em múltiplos de cinco o total de vagas estaduais. Com isso, a participação mínima de 21 subiu para 25. Outras distribuições também sofreram alteração, daí a mudança na conta total de delegados para a Confecom.
Mariana Mazza
|   Imprimir   |   Enviar por e-mail   |   (0) Comentar  
OUTROS DESTAQUES

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
21h13 - BANDA LARGA  Governo conta com expansão da Internet móvel, mas operadoras não se sentem obrigadas
17h56 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Senado propõe criação de fundo para financiar atividades das teles
20h30 - FORNECEDORES  Ericsson se reestrutura globalmente para voltar a crescer
13h11 - NOVOS CORTES  Nokia anuncia que demitirá 285 empregados
17h22 - VALOR ADICIONADO  TIM escolhe Takenet para gerir sua loja de música
16h34 - SERVIÇOS MÓVEIS  Motorola investe em aplicativos sociais para música
20h35 - TV POR ASSINATURA  Operadores de MMDS culpam Anatel por performance do setor
20h24 - WEB EXPO FORUM  Inscrições para Prêmio Converge de Inovação Digital vão até quarta-feira
12h34 - PRESENÇA AMPLIADA  Portugal Telecom compra empresa brasileira de serviços de TI
18h33 - AUDIÊNCIA  EUA ultrapassam 33 bilhões de vídeos online assistidos em dezembro
12h43 - VALOR ADICIONADO  Apple proíbe publicidade baseada em localização no iPhone

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
21h40 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Para ter retorno, Estado tem que oferecer acesso a R$ 35
19h17 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Falco sobre banda larga: "Governo tem um plano bacana"
19h21 - HANDSETS  Samsung almeja conquistar liderança no Brasil em 2010
10h40 - REGULAÇÃO  Anatel tem novo procurador: Marcelo Bechara é nomeado
17h46 - SERVIÇOS MÓVEIS  Mobile World Congress terá rede HSPA de 84 Mbps
16h39 - ACORDO ENTRE AS PARTES  Greve acaba e fábrica da LG em Taubaté retoma operações
11h23 - MERCADO  Investigação sobre A.Telecom gera problema para empresa homônima

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
21h19 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Para governo, estatal de banda larga terá papel regulador do mercado
21h16 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  PNBL pode custar até R$ 14 bilhões pelos cálculos do governo
23h06 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Empresas questionam reativação da Telebrás
19h23 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Anatel e Minicom veem parceria com empresas como caminho natural ao PNBL
19h41 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Entrada do governo na banda larga pode reduzir investimento das teles, avisa Abrafix
19h43 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Entidades têm propostas distintas para colocar recomendações da Confecom em prática
20h18 - POLÍTICAS DE CMUNICAÇÃO  Entre os obstáculos do PL 29 no Senado estão velhos projetos a serem apensados
20h07 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Globo e Terra voltam a divergir sobre regras constitucionais para empresas jornalísticas
19h53 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Para Senador, interesses setoriais são os responsáveis por morosidade do Congresso
19h26 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Transformar agenda setorial em agenda eleitoral é tarefa complexa, aponta debate
18h40 - TV DIGITAL  Garantia exigida pode afastar fornecedores nacionais da licitação da rede da EBC
23h30 - REGULAÇÃO  Anatel adia em 55 dias discussão sobre novas regras de sanções e fiscalização
15h14 - VALOR ADICIONADO  Loja de aplicativos da TIM será lançada na primeira quinzena de abril

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
20h22 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO  Telebrás tem movimentação de blue chip nesta quarta-feira
18h18 - CONSUMIDORES  Erro de gestão contribuiu para título da Claro de pior atendimento, admite Cox
18h30 - SERVIÇO MÓVEIS  Receita com SVA cresce 62,5% em um ano na Claro
Conheça as publicações da Converge Comunicações
TELA VIVA NewsPAY-TV NewsTI INSIDE OnlineRevista TELA VIVARevista TELETIMERevista TI INSIDE
Converge Comunicaes

© Copyright Converge Comunicações. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial dos textos, imagens e arquivos deste site por qualquer meio ou forma depende de autorização por escrito da editora. TELETIME é uma propriedade da Converge Comunicações.

publicidade